sexta-feira, 25 de março de 2011

Um mundo de magia sem fim.


O que será que se passa pela cabeça da criança, diante de tantas cores, sons, personagens, estórias e histórias dentro da televisão? Invariavelmente me pego pensando nisso.

De início, o Pedro assistia exclusivamente Cocoricó. Eram quantas vezes fosse possível, assistindo o mesmo DVD. Não aguentava mais ouvir as mesmas falas, as mesmas músicas. Ainda bem que Cocoricó é produzido pela TV Cultura, só por isso já é garantia de um bom programa para criança, além dos inúmeros prêmios em vários países da América Latina, todos por mérito de ser um excelente programa infantil. Passei a gravidez toda da Natália na base do Julio e de toda a bicharada. Até o gato que o Rodrigo ganhou de aniversário foi chamado de Julio, em homenagem ao "menino". Isso sem contar a fronha bordada pela Tia Drika, os agarradinhos comprados pela mamãe e pelo papai, o boneco do Julio, presente da Bisavó e a cadeira, presente da Tia Ninon e da Dinda...

Mas sabe uma coisa que foi muito interessante: quando a Natália nasceu, ela era muito chorona. Tinha horas que a gente não sabia o que fazer para ela para de chorar. Até que meu irmão descobriu que era só colocar ela na frente da tv, passando Cocoricó, que ela parava!!! Lembranças do útero, com certeza!!!

Depois do Cocoricó, que o Pedro NUNCA enjoou, só diminui porque começou a gostar de outras coisas também, teve Turma da Mônica, Dumbo, Aristogatas, Nemo, Tico e Teco, Pateta, Up e Toy Story. E é claro, o atual favorito que é Thomas e Seus Amigos (acreditam que eu achei uma toalha de banho do Thomas?!?!?!?)

E o que acontece, que a gente consegue perceber claramente, é a percepção que ele tem de cada um desses desenhos. No começo, ele se interessava pelas cores e músicas do Cocoricó, tanto que assistia sem parar ao DVD de Clipes. Hoje, ele já não gosta mais desse, ele prefere os que tem uma história mais elaborada. Agora, ele sabe contar toda a estória que ele assistiu, lembra algumas falas de personagens e lembra o enredo básico de todos os desenhos que ele assiste. Pega cada detalhe, que me fazem pensar: Como foi que ele se ligou nisso? As vezes, ele chega para mim, falando uma fala do Buzz ou do Thomas, encenando personagens. A parte de filme que ele mais gosta de me contar é quando no Dumbo, o dono do Circo prende a Mãe do Dumbo. Aí, ele vem, todo pesaroso, me contar que já prenderam a "Sra. Jumbo".

Uma situação engraçada que aconteceu foi quando fui à uma loja de R$1,99 e tinha uns bonequinhos dos Simpsons. Ele nunca nem tinha ouvido falar, mas mesmo assim quando viu, ele quis. Comprei para ele (mas comprei porque tinha justamente ido comprar um presente para ele e ele poderia escolher!!). Dias depois, nós estavamos na casa da vó e a tv estava ligada e passava Simpsons. Quando ele viu que os bonequinhos que ele ganhou tinham um desenho, pronto. Bastou para ele querer assistir!! É claro que não deixei né??! A cada vez que a gente vai na locadora, ele acha um DVD dos Simpsons e quer alugar. Já disse pra ele: "cresça e apareça!!"

Bom ainda poder controlar essas pequenas coisas...

Mas o fato é que toda essa repetição de desenhos, auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança. A fase de repetição serve para dar segurança. Eles se sentem seguros, prevendo os próximos acontecimentos. E outra questão importante, é o fato dos desenhos mostrarem bem distinto o BEM e o MAL, dando assim, as primeiras noções sobre o certo e o errado e lógico, sobre bem e mal.
A importância disso tudo está no acompanhamento que nós mães fazemos. Eu sempre assisto aos desenhos com eles, sempre comento, sempre procuro uma lição importante para passar para eles. E acho que eles estão aprendendo bem....
E tem cada uma que a gente escuta. Outro dia, estava andando a pé com o Pedro e paramos num cruzamento perigoso, esperando o sinal de pedestre abrir. Mostrei para ele, expliquei que só atravessaríamos quando estivesse verde. Aí, num outro dia, estávamos de carro e mostrei o sinal vermelho, que a gente tinha que parar e esperar. Ele perguntou porque e o que aconteceria se passássemos no vermelho. Expliquei que era proibido passar no vermelho e que se nós passássemos, poderiam até prender a gente. Aí, hoje, ele assistindo Dumbo veio me dizer:
- Mãe, já prenderam a Sra Jumbo! Será que foi porque ela passou no sinal vermelho???

Só o Pedro mesmo!!!

2 comentários:

  1. É incrível como eles se desenvolvem né! Imagina ele já sabe até contar a histórinha, muito gostoso isso....
    O mais legal de tudo é que você não solta simplesmente eles na frente da TV, você participa com eles, conversa, procura coisas interessantes que agreguem valor... ah se todos os pais fizessem isso.... talvez a gente tivesse um mundo um pouquinho só, melhor!!!

    Seus filhos são lindos!!!

    beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho realmente muito legal vermos os desenhos com eles, pois só assim poderemos saber o que realmente estão aprendendo e absorvendo.

    E as fases mudando…é muito gostoso vê-los crescer…

    Muito legal seu post!

    Bjs

    Elaina
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir