segunda-feira, 7 de março de 2011

Luíza, a amiga do Pedro.


Pedro olha para a Luíza e diz:

- Eu não quero que você pegue o meu trem!

Depois, ele fala pra Luíza se ela também quer comer um iogurte, ou se ela prefere uma laranja ou outra coisa.

Outro dia, ele me contou que a Luíza estava braba com ele porque ela queria brincar com o Lego, mas não dava para eles brincarem porque a Natália estava acordada e a Maya (cachorrinha deles), estava dentro de casa. E outro dia também ele estava brabo com ela porque ela queria ficar brincando com a Natália e não com ele.

A Luíza já ficou triste com ele por algumas razões que agora me fogem da memória, assim como ela também já ficou feliz com ele. Eles estão sempre brincando juntos, normalmente, com os trens do Pedro. Eles conversam, riem, brigam e até se abraçam e andam de mãos dadas. Ah, e ele também dá broncas nela, porque ela esta fazendo uma gritaria e vai acordar a Natália ou então, porque ela não quer mais brincar com o trem dele e ela não guardou (como se ele mesmo guardasse tudo que pega!!)

Ele também já chamou para brincar, várias vezes, a Mônica, a Magali e até o Cebolinha. Ah, ele também brinca muito com o "filho" dele, que ele ainda não sabe o nome.

Já deu para entender quem são esses amigos, não é? São os amigos invisíveis do Pedro. No início, fiquei preocupada, sem saber o que fazer, porque várias vezes, os amigos dele querem interagir comigo. Natural, sou a mãe do Pedro, estou em casa, fazendo tudo para ele!! Almoço, lanche, janta, vendo filmes e até tomando banho, com a presença quase que constante da Luíza e do "filho" dele.

Li no site da Super Interessante um artigo sobre amigos imaginários, que me deixou mais tranquila e a vontade para conviver com eles. Quem estiver nesse barco, recomendo ler a matéria no endereço: http://super.abril.com.br/cotidiano/amigos-imaginarios-611074.shtml

O Pedro não tem amigos de verdade, as vezes, tem a sorte de ir na casa da minha tia e encontrar algum filho de amiga da minha prima ou de ir na casa da minha vó e encontrar meu priminho que tem a idade dele, aí ele brinca até não poder mais. Ou então, em aniversários. Mas até antes dele ter a Luíza e os outros amigos que eu tenho a infelicidade de não enxergar, ele dificilmente se enturmava com crianças. Passava a maior parte do tempo com os adultos. Lembro, há um ano atrás, que eu o levei ao aniversário de um primo, com cama elástica, piscina de bolinhas e tudo o mais e sabe o que ele ficou fazendo quase a festa toda? Conversando com a mãe de uma das crianças que estavam lá. E ele só tinha 2 anos e meio!! Depois que a Luíza "apareceu" na vida dele, ele passou a ser mais sociável com outras crianças. E isso foi muito bom para ele. Ano que vem, se tudo der certo, vou colocá-lo na escola. Já era para ele ter ido esse ano, mas as coisas não saíram como o esperado. Nesse meio tempo, vou criando, com a ajuda da Luíza e da Natália, artificios para ele ir treinando sua sociabilidade.

5 comentários:

  1. Puxa Ni, a Dani tinha a Suelina! Era amiguinha dela. Também me assustei a princípio. Mas, conversei com minha instrutora de ioga (sou gnóstica)e recebi conselhos e explicações que me confortaram! Eu acredito que criança, em sua pureza, consegue ver "coisas" que nós, adultos não vemos!!! Mas passa! A Dani não tem mais.
    Beijinhos e estou amando seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Ta lindo o blog Ni, só fiquei triste com uma coisa! Porque " ir na casa da minha tia e encontrar algum filho de amiga da minha prima ", porque não falar na casa da madrinha dele?!!! Não sou mais sua prima, sou sua comadre, MADRINHA do Pedro!!!
    Amo vocês, e não vejo a hora da Natalia crescer e ficar confusa e sem querer me chamar de madrinha tbm!!! hauhauahua a Tânia que me perdoe, mas sou a primeira!!!

    beijo beijos

    ResponderExcluir
  3. Ni, é normal nessa idade a criança ter amigos imaginários. Ainda mais porque, como você mesma disse, ele não tem muitos amigos reais. Então, na cabecinha dele, vai criando a fantasia de que tem esses amigos que estão ao lado dele. Para o que der e vier...brincadeiras e broncas fazem parte do contexto, como são as amizades reais.
    Para ele, são reais. E creio que faz parte do crescimento dele, ele vai se sociabilizando ao seu modo...rs...
    Ano que vem ele irá para a Escola, e então terá muitos mais amigos...e reais...e então a Luíza e outros personagens vão ficar somente na memória dele.
    Provavelmente, a Natália não criará amigos imaginários...pois terá ao seu lado o irmãozão...rs...
    Beijossssssssssssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  4. Eh isso que dar morar longe, so contam a Tania como madrinha... =/ Que triste! So vc Ni que lembra que sou a madrinha dela tbm... e olha q tenho o mesmo sangue heiin?!!
    Aiii eu tbm fiquei assustada qndo minha mae me disse do amigo imaginario do Pedro, mas deve ser engracado... que cena ele falar que tem um filho neh?! hahahaha...
    achei legal... ele tem a imaginacao fertil!!
    Saudadessssssssssss...
    Bjuu

    ResponderExcluir
  5. Oii Nii amei e é tudo verdade estou aqui para confirmar mas também é claro ele tem eu e a ru para brincar

    ResponderExcluir