quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quem é o mais gentil?


Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva, sugerida pela Rogéria e vem acontecendo todo dia 30 de cada mês (menos esse mês, que está acontecendo no dia 29, por razões óbvias!!), mas essa é a minha primeira participação. Tenho muita dificuldade em escrever para BCs, mas no mês passado, fiz a intenção de escrever neste mês, impreterivelmente. Aí, quando cheguei em casa e vi nas atualizações que estava rolando, resolvi escrever mesmo agora, tarde, afinal, antes tarde do que mais tarde, certo??

Falar sobre gentileza neste mundo cão em que vivemos é uma tarefa complicada. Ainda agora a pouco, vi no perfil de uma amiga sobre uma estelionatária que vinha divulgando fotos de cães doentes e pedindo doações. Não sei quanto de dinheiro ela arrecadou, mas era tudo uma fraude. Tantas pessoas que ajudam animais abandonados e doentes e aparecem essas pessoas, que querem se prevalecer da situação. É lamentável.

Mas enfim, devemos falar sobre gentileza, e não o oposto. E como eu não sei falar sobre outra coisa que não seja sobre meus filhos e o quanto sou feliz e agradecida por ser mãe deles, é lógico que vou falar o quanto eles são gentis!!

O Pedro é um caso a parte. Posso estar fazendo o que for, que ele sempre quer me ajudar. Sempre. Mesmo. E se eu não precise ou não deixe porque não é uma coisa que ele possa ajudar, tenho inventar para que ele ache que está ajudando... tipo guardar alguma coisa ou pegar alguma coisa... hoje, por exemplo, estava recolhendo roupa do varal e ele queria me ajudar. Aí ele pegou o varal de chão e recolheu toda a roupa íntima. E quando a Natália viu, também quis ajudar. E nessa, o Pedro solta: "Já sei Natália, vamos fazer igual numa fábrica: eu tiro as roupas, te entrego os grampos e você coloca os grampos no balde, tá bom??" Cheguei a conclusão que ele já assistiu Tempos Modernos... (leia aqui, nesta postagem mais antiga, sobre o quanto o Pedro é prestativo)

A Natália está aprendendo a falar. Aí, agora, ela já pede tudo o que quer. E ela fala "pufavo" para TUDO!!! Ela chega para mim, com a mãozinha na fralda e diz: "Cocô pufavo"(ela já fez e quer que eu limpe). Aí vai no filtro e: "água pufavo". E nessa ela passa o dia... pior é quando ela quer algo que não deve, como bala antes do almoço... ela olha com aqueles olhos enormes estilo gato do Shrek e diz "pufavo!" Como negar???!!! E depois que ter o que deseja: "dada mamãe!" (traduzindo porque essa não é tão óbvia lendo, só ouvindo: "obrigada mamãe!").

Agora, entre as poucas coisas que o Pedro me contou que aprendeu na escola são as palavrinhas mágicas: Por favor, Obrigada, "olicença" (se empolga com o "O" rsrsrs), desculpe, e castigo!!!! (kkkkkkkk.... mas é verdade, ele disse hoje para mim..... acho que ele acha mágico, porque é só dizer que ele vai ficar de castigo que tudo se resolve..... hahaha, bom se fosse!!).

Ensino meus filhos a serem pessoas gentis... eles não vão perder nada por agirem com gentileza, muito ao contrário, só terão a ganhar. E como eu já disse antes, estamos vivendo num mundo cão... qualquer ato de gentileza, por mais ínfimo que seja, será valorizado. E se receber uma gentileza é bom, é muito melhor retribuir uma gentileza. E assim, gentileza gerando gentileza, transformaremos esse mundo cão num mundo de paz.

Estou fazendo minha parte dia a dia. E você?

7 comentários:

  1. Lindo amiga e é verdade você está preparando pessoas que farão diferença onde quer que eles cheguem.Crianças educadas, sempre nos chamam a atenção e com certeza seu príncipe e sua princesa já fazem essa diferença.Parabénsss por estar educando tão bem.Bjksss nos eu coração Jack Rosa

    ResponderExcluir
  2. Pois é, já dizia o poeta carioca: "gentileza gera gentileza". tão simples e tão sábio!
    beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!
    Adorei o post.
    Que ótima atitude em ensinar e os filhos aprenderem a ser gentis desde pequenos. Quero só ver como vai ser com a minha filhota...
    Sempre admirei o filho de uma amiga que fala obrigado pra tudo! Tomara q eu consiga agir da forma correta tbm.

    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. O mundo está precisando de mães que pensam dessa forma..Adultos problema não aprenderam o que é gentileza, não tiveram mães preocupadas em passar esse conceito e a importância para vida.
    Parabéns por pensar assim!
    Bjão!
    Mãe do Theo

    ResponderExcluir
  5. Considero a maternidade uma das maiores gentilezas que uma mulher pode fazer. Um trabalho que se dá e o retorno é a construção de um mundo melhor de se viver. Postei no meu blog um vídeo lindo que se trata de gentileza tb, dá uma olhadinha depois. Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, e devemos mesmo dar bons exemplos para nossos filhos e assim criamos adultos gentis.
    Adorei.

    Beijos,
    Ana Carolina
    #amigacomenta
    http://loucuramaterna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. O mundo precisa de gentileza e está em nossas mãos ensinar isso a nossos filhos. Para que, no futuro, tudo fique um pouco mais leve e bonito.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir