quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Expectativas, ansiedade e muito mais... primeiro dia de aula!!!




Daqui a dois dias começam as aulas do Pedro.

Estou mais ansiosa do que ele. Isso é certeza!!! Me preparando psicologicamente para o que vou enfrentar... sim, estou preocupada com o que eu vou enfrentar... sei que para ele vai ser uma grande mudança, o início de um processo que levará pelo menos uns 17 anos (espero que ele seja um entusiasta pelos estudos, que siga sempre um aprendiz, um eterno aluno, cada vez mais graduado, levando assim, muito mais do que os 17 anos até o termino de uma faculdade!!!), mas enfim, ele nem sonha que a partir de sexta feira, até ele ter quase 22 anos, ele já tem uma profissão: ESTUDANTE, e uma rotina envolvendo cadernos, livros e outros materiais, sendo que nesta primeira fase, são 4 cadernos de desenho, mais 2 caixas de lápis de cor, canetinhas, papeis coloridos, massinhas de modelar, colas, tesouras, etc, etc, etc... tudo isso em uma mochila do Mickey e um penal colorido, de alguma personagem de um desenho que eu desconheço... até chegar o tempo em que serão dúzias de cadernos universitários, uma caneta azul, uma vermelha e uma preta, uma lapiseira, grafites e uma borracha, jogados de qualquer jeito em uma mochila preta, com um bolso lateral para uma garrafa d'água e uma saída para fones de ouvido...

E é aí que entra toda a minha ansiedade...

Daqui para frente, não estarei mais a par de tudo o que ele vive... não estarei mais por dentro de suas conversas, não ouvirei mais uma parte de suas pérolas, de suas perguntas inteligentes e instigantes... não serei mais sua fonte de pesquisa, a primeira pessoa para quem ele pergunta alguma coisa... posso ainda ser a primeira, mas não serei mais a única... Isso sem contar que não poderei mais escolher quem serão seus amigos, seus companheiros e seus colegas... com certeza continuarei a aconselhar, dar o exemplo, ensinar o certo e o errado, mas as escolhas serão sempre dele.

Minha ansiedade está também na minha mudança de rotina... até agora, se o almoço estivesse na mesa na hora que estamos com fome, sem problemas!! Mas a partir de sexta-feira, ele precisará ser servido ao meio dia!! Para que dê tempo de almoçar tranquilamente, escovar os dentes e trocar de roupa para sair de casa pelo menos 10 para a uma!! Sem deixar a Natália cair no sono já em seguida (ou mesmo antes, como acontece eventualmente), para que nós duas possamos sair para levá-lo e aí sim, na volta deixá-la dormir e ficar "sozinha" a tarde, pelo menos o tempo que levar sua soneca... porque toda essa mudança não será apenas para mim e para o Pedro... a Natália também sentira a diferença... o irmãozão que está o tempo todo com ela, brincando, correndo, brigando, tirando os brinquedos dela para brincar exatamente com o que ela está, de repente, passará a ficar menos horas por dia em sua companhia, terá outras coisas para contar e fazer além de estar junto dela, terá outras crianças como companheiras de brincadeiras... crianças do mesmo tamanho dele, que vão conhecer as mesmas musiquinhas, as mesmas brincadeirinhas, a mesma professoras, a mesma linguagem... sobrará muito menos tempo e disposição para dar a atenção para a irmãzinha que mal fala, que só faz rabiscos, que só sabe contar até 3... sim, eu sei que depende muito de mim continuar a incentivar a amizade e companheirismo entre os dois e sei também que por tudo o que vivemos até aqui e pela personalidade deles, eles vão continuar se dando super bem, mas não posso negar que vai mudar!! E que nestas horas, mais do que de costume, eu vou ter que estar presente e ter muito mais paciência... nos primeiros dias, quando o Pedro estiver na aula e a Natália sentir falta, sem saber explicar, ficará mais irritada, impaciente e mais grudada em mim... ou nos dias que o Pedro chegar mais cansado ou com outras atividades para fazer e não tiver o mesmo tempo de brincar de esconde-esconde com ela...

Isso é só o que eu posso prever, imaginar e esperar dessa novidade que estamos prestes a começar a viver... sem contar as infinitas surpresas que nos aguardam pelos próximos 17 anos da vida de Estudante do Pedro...

Ah como ser mãe é emocionante... um passo de cada vez, uma conquista nova dia após dia, um novo motivo para sorrir e um novo motivo para se emocionar e ficar com os olhos cheios de lágrimas por perceber que os filhos estão crescendo desenfreadamente, começando tão cedo a viver a própria vida, exatamente como deve ser... será que é melhor levar um lenço sexta feira quando for deixá-lo na escola??? Vou precisar com certeza......

15 comentários:

  1. O medo é natural, acredito eu, não sou mãe, mas por tudo que descreveu, posso imaginar o que está sentindo. As vezes dá vontade de que o egoísmo, fale mais alto, não é mesmo?!
    Mas que bom que chegou essa fase, fase de ser mais independente, de crescer e quem sabe isso não vai ajudar?Talvez ele sinta tanta falta da Natália, quanto ela, realmente vai sentir dele, e quando ele chegar em casa e tiver que fazer seus deveres, ele reserve um cantinho pra ela na mesa, pra que ela esteja ao seu lado, fazendo um outro tipo de dever, um que ele queira ensinar a ela. Acredito que pela personalidade, que eu julgo, que o Pedro tem ele vai querer dividir tudo que ele aprendeu, mesmo que ela neste momento, não entenda!!!
    Ni, vc vai tirar de letra tudo isso e, de verdade, leve o lenço, eu levaria!!!!
    AMO VOCÊS!

    ResponderExcluir
  2. Ni, tenho certeza que o Pedro vai amar a escola, e ainda vai desenvolver mais ainda a inteligência gigante que ele já tem! Além de começar a desenvolver a vida social e a personalidade... Não tenho filhos mas consigo sentir o que você está sentindo, mas infelizmente os filhos são para o mundo, como diz minha mãe hehehe...O importante nessas horas é você sempre perguntar como tudo está indo, apoiá-lo, ajudá-lo, mas com o resto ele mesmo vai ter que lidar!
    Que frio na barriga hehehe...
    E com certeza ele e a Natália vão crescer estudando e descobrindo novos mundos juntos =)

    Ah, e leva o lenço sim hehehe

    Beijão pra você, pro Pedro lindão e pra delícia da Nataeta

    ResponderExcluir
  3. A primeira semana é a mais difícil para nós e para eles, você tem que passar segurança, é a única dica que posso te falar. Mantenha a alegria com a novidade.
    Espero que logo vc faça post com a alegria das festinhas rsrsrs =*
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Aiiii..
    Não é nada nada fácil mesmo...
    São as experiências que cercam a vida de mãe. Faz parte (in)felizmente.
    Mas no fundo, tenho certeza que essa nova rotina só irá acrescentar pra vocês!!!

    Boa sorte!

    Beijos
    Karin
    www.mamaeecia.com.br
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oieee,

    Acho q o mais importante é que vc demonstre pra ele segurança., passe coisas boas e positivas da escola assim, ele também vai querer ficar por lá!
    Seja participativa, se envolva com as atividades de casa e pergunte sempre como foi o dia de aula, eles adoram contar!!

    Boa sorte pra vcs!!

    Bjo,

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  6. Beatriz começou na creche e apesar da adaptação não muito fácil tudo correu bem. Agora, eu estou assim como você, caindo a ficha que agora ela passará uma boa parte do dia la´, fará amigos, terá outras pessoas como referências e não serei eu quem vou ouvir suas pérolas de primeira.
    Da um aperto no coração! =/


    Beijos
    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  7. Esse medo é natural.
    Tem vezes que é mais difícil para gente do que para a criança.
    Calma, já deu tudo certo!!!
    Beijos,
    Ana Carolina
    #amigacomenta
    http://loucuramaterna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu também me senti assim quando o Vítor foi para a escola, mas passa depois, a gente vai se acostumando. Mas até passar fica esse aperto no peito....kkkkk

    Depois vem nos contar como foi!!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Eu tõ aqui agoniada com a Vic que vai fazet técnico e ens. médio junto. Vai ficar 3 dias lá em tempo integral. Já fico pensando como vai ser na faculdade...e vamos a mais um desafio pra ela e pra mim ;)

    Beijos,
    #amigacomenta

    maebivolt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Encontrei o seu blog por acaso e adorei! Minha filha tb começa a escolinha esse ano, e estou super ansiosa tb! Estou te seguindo, me segue tb pra gente trocar experiências da maternidade. Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Nesse inicio de no tenho visto tantos relatos de adaptação na escola...
    Tem aqueles que tiram de letra e vão todo faceiros já dando tchau pra mãe e nem olhando pra trás..
    Mas tem aqueles que ficam meio tristinhos...
    Ai, nem gosto de pensar quando chegar minha vez! rs
    Deus abençoe que dê tudo certo com vcs!!!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. Você vai "perder" alguns momentos, mas vai ganhar outros. A escola é ótima para a socialização e para o aprendizado. Sem falar que você poderá se organizar de outra maneira e uma mudança na rotina,embora traga ansiedade, sempre renova a gente.
    Lembre-se que VOCÊ precisa estar bem segura,para que ele não sinta a tua ansiedade e possa passar por esse período de transição com mais tranquilidade.
    Tudo vai dar certo.

    Bjs

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. É inquietante e nos deixa com os nervos à flor da pele, mas as crianças normalmente se adaptam bem e para elas é muito mais fácil que para nós. Confie na sua escolha e esteja sempre presente e de olho, que tudo dará certo.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. Tudo o que é diferente nos deixa insegura!!Tenho ceretza que será um grande passo para o Pedro!!
    Aqui tb filhota começou numa nova escola,tem uma semana e eu já em acostumei!!
    Vou passar sempre por aqui para saber as novidades!!
    #amigacomenta
    http://viveraprendendo-mell.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ai que gracinhaaaa!!
    Toda fase vem acompanhada de orgulho e medo, é normal.. Parabéns ao Pedro e a mamãe pelo importante passo!

    ResponderExcluir