domingo, 27 de novembro de 2011

Um sonho realizado!

Houve quem disse que era cansativo...

Houve quem disse que era chato e caro...

Houve quem disse que seria complicado com duas crianças pequenas e tendo que viajar no colo...

Houve que disse que o Pedro chegaria enjoar de trem, de tanto que demora a viagem...

E houve quem não se importasse com nada e simplesmente foi...

Para entender um pouco da fascinação do Pedro por trens, leia aqui, antes.
Tudo começou em fevereiro, quando no site Peixe Urbano apareceu uma promoção de passagem Curitiba-Morretes-Curitiba de trem pela Serra Verde Express. Era a promoção que estávamos esperando. O João Luiz, que é o padrinho do Pedro me ligou dizendo que iria comprar pra ele levar o Pedro e queria saber se a gente queria comprar para ir também. Que dúvida!! Claro que compramos também. Logo em seguida, houveram chuvas, um temporal muito grande que alagou toda a região de Morretes, deixando inúmeras pessoas desabrigadas e interrompendo por 26 dias a passagem do trem. Aí ficaram as passagens compradas e depois de 3 datas planejadas, só deu certo para o dia 27 de novembro!!

Mas desde que as passagens foram compradas, ninguém contou pro Pedro. Era segredo de estado, para não estragar a surpresa. Ele só ficou sabendo quando chegou na rodoferroviária e viu que estávamos entrando!!! Ele pensou que fomos lá para ver a maquete!!! Meu Deus, como ele ficou feliz quando viu que íamos viajar.

A descida é bem demorada, o trem não pode passar dos 28km/h e são 110km!!! Levou mais de 4 horas para chegar. Mas a paisagem é tão linda que a gente mal percebe o tempo. E lembrem que como as crianças não pagam a passagem, eles não têm acentos e portanto têm que viajar no colo!! Mas como estávamos em 6 adultos, fomos revesando e dividindo os colos, trocando de lugares e correndo atrás da Natália várias vezes dentro do vagão.

Além das paisagens maravilhosas, o passeio conta com guias que vão mostrando todos os lugares mais bonitos, as melhores clareiras para tirar as melhores fotos e todas as histórias existentes dentro dos 125 anos de história da linha. É realmente muito legal.

Chegamos em Morretes, o Pedro queria almoçar logo pra voltar logo pro trem. O passeio em Morretes fica meio apertado, porque chegamos lá mais de meio dia e tínhamos que estar de volta na estação no máximo às 15h30min. Isso nos deu pouco mais de 3 horas para almoçar e passear pelo centro histórico. E por falar em almoço... que delícia!!! Camarão e peixe à vontade!!! E é claro, Barreado, pra quem gosta!!! Depois do almoço, passamos rapidinho pela feirinha de artesanatos e fomos tomar sorvete de Gengibre (eu adorei!!! se você quiser tentar imaginar, como é, pense num sorvete que ao invés de refrescar te esquenta a boca!!! Uma delícia!!) E então já era hora de voltar pra estação para embarcarmos na viagem de volta.

A viagem de volta é mais ligeira que a de ida, porque na ida, o trem anda mais devagar e para bastante, para esperar os trens de carga que estão subindo a serra e para que a gente possa fazer mais fotos... e na volta, como a preferência é de quem está subindo, não paramos nenhuma vez. E ainda, como bem menos gente sobe de trem (a maioria volta de ônibus), o vagão estava bem mais vazio, tanto que pudemos ir sentados nas poltronas com as crianças em acentos próprios. Isso foi uma comodidade imensa!!! Ainda mais na volta que já estávamos bem mais cansados. Levamos 3 horas para subir a serra até Curitiba.

Mas o que valeu mais a pena não foi o Véu da Noiva, nem a Garganta do Diabo, menos ainda o Salto dos Macacos... o que fez do passeio o melhor do mundo, foi ver a alegria estampada no rosto do Pedro, pelas mais de 7 horas que passamos dentro do trem. Acho que em toda a história dessa linha, nunca, ninguém aproveitou tanto e gostou tanto da viagem como o Pedro hoje. Alegria explícita!! A cada pouco ele vinha para mim e me dava um beijo e dizia "Te amo, mãe!". Ele estava irradiando felicidade. E ele perguntou para cada um de nós se estávamos felizes. Perguntou até para os passageiros que estavam próximos. Nós estávamos mais felizes em ver a felicidade dele... Ele veio analisando tudo o que ele pode... ele mais parecia um cachorrinho andando de carro: quase o tempo todo com a cabeça para fora da janela, maravilhado. Ele reparou em cada detalhe que nem nós percebemos. Foi um sonho realizado para ele e para nós que estávamos junto. Lindo de ver e de viver com ele essa alegria.

Mas teve mais alguém que adorou o passeio!! A Natália!!! De uns dias para cá, ela começou a demonstrar interesse também!! Outro dia quase morri de rir quando, na casa da minha mãe, olhei pra ela e ela estava correndo e girando o bracinho (tudo bem que bemmm atrapalhadinha na coordenação ainda... mas deu para entender o que ela tava fazendo!!!), exatamente como o Pedro faz quase o dia todo!!! E também, desde que ela desandou a falar, depois de NÃO! a palavra que ela mais diz é "teim"!!! E se o Pedro pega os trens dele para brincar, e ele pega todo dia, lá vem a Dona Natália querendo pegar todos os trens dele e é aí que começa a choradeira. Então, quando ela entendeu que estávamos num trem de verdade, ela também ficou empolgadíssima e eufórica!!! Ela olhava pelas janelas e dizia o tempo todo "teim". Na volta, depois de dormir mais de uma hora, ela acordou com tudo, correndo de novo pelo vagão e depois, parando na janela dando tchau para quem estava na rua. Até que eu inventei de mostrar um cachorro pra ela e falar "Tchau au-au!", para que ela começasse também e fosse quase todo o resto da viagem dizendo "Tau au-au!!" Tanto que para tirá-la da janela e levá-la para trocar de roupa para descermos foi uma guerra só!!!

É... ainda bem que fomos. E ainda bem que soubemos que essa promoção do Peixe Urbano tem todo ano... Ano que vem, estaremos de novo lá, num domingo qualquer, correndo atrás das crianças no vagão, virando bancos para frente e para trás, passando mais de 7 horas do dia dentro de um trem... e Deus, espero que o Pedro e a Natália curtam tudo de novo, porque eles curtindo, é certeza que será maravilhoso!!!!

Fotos!!!




Na estação. Com a camiseta nova.


Feliz da vida curtindo o passeio!!!


Natália aproveitando a vista da Serra do Mar.


Eu, Pedro, Rodrigo e Natália.

João Luiz, Sarah e nós 4.


Pedro descansando do passeio.


Experimentando todas as sensações do trem... eca....


Entrando em um dos 13 túneis do percurso.


Chegando em Curitiba... fim do passeio.

Mais fotos aqui.

6 comentários:

  1. Ahhhhhhhhh, que maravilha, Ni...sonho do Pedro realizado (e da galera junto também...rs...)
    Pelas fotos dá para se ter uma ideia da felicidade dele, os olhos brilhando, a alegria estampada em seu rosto.
    Que delícia poder realizar um sonho tão grandemente "sonhado", ele nunca mais vai esquecer.
    Espero que, da próxima vez que vocês foram fazer esta viagem, que eu possa estar com vocês, compartilhando essa felicidade toda.
    Beijosssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia Ni!!! Adorei o post, pude até sentir a alegria de todos vocês no passeio!
    E ri demais quando você disse que a Natália está começando a ter "bracinho de trem" huehuehue
    Como tem todo ano a promoção fiquem de olho que ano que vem vou junto o/
    Beijãoooooo

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa, ameiiii!!!

    O meu Pedro tb é doido por trens, eu estava pensando em levar ele pra andar de metro em SP nestas férias mas, esta sugestão é melhor ainda!!
    E como não conhecemos Curitiba vão ser duas descobertas!! Adoreiii!!

    Bjo!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que passeio lindo! e pela carinha das crianças a gente percebe o encatamento.

    #amigacomenta

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei, vc descreveu tão bem a alegria do Pedro que eu sorri lendo o post!!! Agora também quero andar de trem!!!!!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pessoal!

    Realmente é incrível como existem crianças apaixonadas por trens e como elas ficam fascinadas quando passeiam pela primeira vez! A experiência é muito bacana, tanto para elas quanto para os adultos.

    Esperamos todos vocês mais vezes em nossos passeios de trem!!!

    Um abraço,
    Equipe Serra Verde Express

    ResponderExcluir