segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Um Viva à Criatividade!

Hoje fui lembrada pelo Facebook, de uma postagem de 4 anos atrás, a respeito de um casal de pais, que todos os anos, dedica o mês de novembro para convencer os filhos de que seus dinossauros de plástico, ganham vida durante a noite... A sessão de fotos da postagem é fantástica, a criatividade do casal é incrível e a disposição mais ainda. http://www.quickmeme.com/p/3vpa2h

Mas o melhor de tudo é o motivo. Quatro anos atrás, eles já se preocupavam o excesso de tecnologia e a carência de imaginação na vida das crianças.

"Em uma época de Ipads e Netflix, não queremos que nossos filhos percam a fantasia e imaginação. Quando todas as questões do mundo são respondidas através da web, nós queremos que nossos filhos ainda tenham experiências misteriosas. Tudo demanda de um pouco de energia, criatividade e alguns dinossauros de plástico. A infância passa muito rápido, vamos garantir que seja divertida enquanto dure!"

É nisso que eu acredito. Crianças precisam ser crianças por muito mais tempo... Precisam ser instigadas a brincar, a criar. Precisam de liberdade para pensar, inventar, roteirizar suas experiências e brincadeiras. Todo tipo de faz de conta é construtivo! Precisam brincar de ser adultos, brincar de trabalhar, de cuidar de filhos, de fantasiar sobre aquilo que imaginam que será a vida adulta e de sonhar com tudo isso. E buscar realizar quando chegar a hora. As brincadeiras e a criatividade, são fatores importantes do crescimento. São elas que ajudarão, um dia, nas tomadas de decisões, na busca por soluções de problemas e questões da vida cotidiana.

As crianças precisam aprender a ler e a visualizar o que estão lendo. A criar o rosto de seu personagem favorito e não apenas vê-los desenhados no papel ou em movimentos animados. Grande parte do processo de criação e imaginação passa pela leitura.

Brincadeiras e livros são companheiros muito melhores do que smartphones, smart tvs e derivados. Cabe a nós, pais, resgatarmos esses costumes e incentivar o uso... Sem moderação.

O tempo passa muito rápido. Por aqui está cada dia mais difícil incentivar a imaginação e criatividade... Com 10 e 7 anos, já não me sinto mais tão manipuladora de suas cabecinhas infantis. Então a meta é diminuir o tempo de uso dos smarts e aumentar o tempo de uso da cabeça...

Mais a respeito:

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI345392-18071,00-CASAL+CRIA+CENAS+ABSURDAS+COM+DINOS+PARA+ESTIMULAR+IMAGINACAO+DOS+FILHOS.html

No Facebook: @dinovember


Um comentário: