quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Quase férias!

Mais uma vez estamos quase em férias!

Hora de programar atividades especiais para entreter a criançada! Especialmente para quem não vai viajar nestes dias!

Nas férias de julho, programamos algumas atividades dentro de casa e outras externas... Mas devido ao frio e mal tempo, precisamos ficar mais fechados mesmo. Mas agora, além do calor, o período de férias é maior, então dá para programar várias atividades ao ar livre!
Essas eram as atividades programadas para as férias de julho!

Por aqui, a criançada brinca bastante na rua. Esconde esconde, bicicleta, alerta, varias modalidades de pega-pega e tantas outras brincadeiras que eles mesmos inventam. Priorizar isso é importante! Além de ser muito divertido, fortalece laços e estimula a vivência social, o companheirismo e claro, a criatividade. Ainda terão lembranças que permanecerão para sempre! Se você tem a possibilidade de deixar a cria mais solta, com mais liberdade (liberdade assistida, instruída e muito direcionada, é claro!), não exite! Aproveite a oportunidade para socializar com os vizinhos, conhecer melhor as famílias, entender a "dinâmica" dessas amizades. Aqui, as crianças querem aproveitar as férias para fazer uma festa na rua. Já combinaram com os amigos, que irá ser a Festa das 19h. Os pais deverão estar presentes, conversando e organizando uns lanchinhos... ideia 100% deles! Ideia muito boa que eu espero que os pais abracem!

Aproveitando o calor, que tal procurar o parque mais próximo para um pic-nic? Ou até ir mais longe um pouco, fazer turismo em uma cidade vizinha? Pic-nics são ideias práticas e deliciosas para passar o tempo e descansar. A ideia é procurar um lugar onde a criança fique mais a vontade para brincar, sem tanta necessidade de assistência e muito cuidado. Também é uma ótima oportunidade para combinar com mais alguma família,quebrar o estigma daquela famosa frase: "Vamos marcar!". E também, se for só você e as crianças, aproveite para desconectar, ler um livro, ouvir os pássaros ou simplesmente ficar olhando de longe as crianças brincando... Vale muito a pena.

Andar pela cidade, ver vitrines, tomar um sorvete. Sem compromisso, sem pressa, sem pretensões e sem desculpas... simplesmente andar por onde der vontade, entrar em lojas só para passar o tempo, sem provar nada... Deixar que eles escolham onde ir e quanto tempo levar... Deixe as compras para outra oportunidade.

Visitar a biblioteca da cidade e passar uma tarde ali também é uma delícia. Nos mesmo padrões do passeio pelo cidade, sem pressa, sem desculpas... Ler e folhar quantos livros puder.

Visitar o Zoológico, pontos turísticos, cartões postais. Pense que, em muitos casos, vêm gente de longe para conhecer um lugar que ficar a uma pequena distância de casa e você, tão pertinho, nunca foi ou nunca levou as crianças para conhecer. Imperdoável! Aproveite as férias e vai logo!

Para os dias chuvosos ou até mesmo para os dia em que a preguiça ganha, a pedida é um filme em família, na sala, com pipoca e chocolate. Jogos de tabuleiro e desafios de video-game também podem ter espaço aqui.

Ir para a cozinha! Faça um bolo a várias mãos, teste receitinhas fáceis e dê as primeiras ou novas instruções neste universo tão cheio de possibilidades chamado cozinha!

Livros de colorir, tão na moda alguns anos atrás, podem e devem ser ressuscitados nestas circunstancias. Pintar uma página em conjunto é muito gratificante e o resultado é uma obra de arte única e exclusiva!

E falando em obras de arte, outra atividade que por aqui é pedida certa, é pintar gesso. Estatuas, cofres, vasos, quadrinhos e espelhos. Vale tudo! E o resultado é uma decoração diferente para sua casa e filhos orgulhosos de ter uma obra exposta na sala ou no próprio quarto. Essa é uma atividade que até a mamãe aqui, que não tem nadinha de habilidades manuais, adora se aventurar... É muito relaxante, muito gostoso. E vale fazer qualquer artesanato que vocês escolherem! O importante é botar a mão na massa e deixar a imaginação solta!

Festa do pijama com os primos, dormir na casa da vó...

Um dia sem tecnologia para TODOS!!

E claro, ter dias livres para deixar o acaso nos trazer oportunidades de momentos deliciosos para curtir juntos ou ainda para não fazer nada, ficar de pijama ou com roupas velhas, comendo besteira sem se preocupar com a rotina.

E por fim, a dica mais importante daqui é que não importa o tempo que você tenha para realizar uma ou todas essas atividades, o que importa realmente é você estar presente de corpo e alma naquilo que se propuser a fazer com eles. E lembrem-se que cada família tem a sua dinâmica, portanto o que serve para uma pode não dar certo para outra.

E eu procuro sempre propor para as crianças atividades com gastos mínimos, por várias razões, mas principalmente, porque é justamente nestas atividades que as melhores lembranças habitam.

E você? O que tem para sugerir? As possibilidades são infinitas! Deixe suas sugestões nos comentários!! E boas férias pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário