segunda-feira, 7 de maio de 2012

Da série Perguntas Simples, Respostas Complicadas - Parte 157.496



Será que são mesmo perguntas difíceis ou são apenas perguntas curiosas e eu é que fico sem respostas?? Ó, também não sei responder......

Na verdade, fico sem resposta mais vezes do que eu gostaria... acho que me preocupo de mais em encontrar a melhor resposta, para não deixar em dúvida, para não mentir, para dar o direcionamento correto, porque a resposta pode ser simples, fácil, não precisaria pensar muito, mas acho que as respostas fáceis não contentam a mente tão indagativa do Pedro e no caso de hoje a resposta rápida e fácil pode induzir a pensamentos futuros que eu mesma não vou gostar de ver meu filho disseminando por aí.

Hoje o Pedro me perguntou de que cor ele é.

Instintivamente me veio responder que ele é branco. Mas branco, branco mesmo, da cor da neve, do papel sulfite, do sal e do açúcar ele não é. Então ele é "cor da pele"... também não é, existem várias cores de pele diferentes da cor da pele dele... e aí é que o erro de julgamento fica evidente e perigoso... sim, perigoso, porque de tudo que eu prezo e procuro ensinar, com toda certeza do mundo, não quero ver meus filhos julgando pessoas por elas terem mais melanina na pele do que outras, nunca!! Então vamos pensar melhor nesta resposta.... Lembram de um episódio do Chaves, em que alguma personagem diz que somente idiotas respondem uma pergunta com outra pergunta?? Então... a idiota procurou sair pela culatra: - Como assim, de que cor você é? De que cor são seus olhos, de que cor é seu cabelo... o que você quer saber??
É claro que ele queria saber o nome da cor que é a pele dele. Aí respondi que ele é bege claro, mas que as bochechas são vermelhinhas, a palma da mão é rosada, a boca é vermelha e que é tudo pele, de diferentes cores, mas tudo é pele. Eu me senti na obrigação de responder que existem várias cores de pele em todas as pessoas... ele entendeu, não aprofundou, perguntou sobre a cor dos olhos dele que são castanhos e os cabelos também. E para finalizar, disse que quando ele fizer a coruja de origami, que ele está louco para aprender a fazer, vai pintar os olhos dela de castanho, iguais aos nossos, meu e dele ownnnnn...

Ufa, pergunta nº 157.496 respondida com êxito.

O que será que me aguarda na próxima?? Que Deus me dê sabedoria para responder... porque é mais difícil do que parece... ou é fácil e eu é que complico?? Devaneios de uma mãe que se preocupa com tudo o que diz porque realmente é difícil prever o que pode desencadear uma resposta mal dada...

12 comentários:

  1. Filha...vou dizer somente uma coisa, que parece engraçado, mas na verdade é muito complicado, dê graças a Deus por não ser surda, você sabe exatamente do que estou falando....bjãooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Relaxa, que a resposta vem,rs.
    Beijos!!!
    http://crisgms.blogspot.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk Se saiu super bem!!!
    Bjinhux no Pedro esperto, observador e investigador!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Esse Pedro hein? Esperto toda vida!! Acho que vc sempre se sai bem, quando chegar a fase do meu espero conseguir ser assim tb.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resposta q vc deu, Ninon, principalmente pq a reflexão era pra não rotular.
    E q gracinha esse Pedro, de bochechas rosadas... ;-)
    beijos
    Carol
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. hahahaha, genteee, nao quero nem ver quando essa fase passar por aqui! A gente tem que rebolar hahahaha

    Adorei o que ele disse sobre a coruja, que fofo! Traz a foto dela depois hein!

    Keka (Mami Hard Rock)
    #amigacomenta http://testdrivemami.com

    ResponderExcluir
  7. acho que é pq estão em constante aprendizado, adoro essa curiosidade das crianças em saber, em buscar entender o que ocorre ao redor deles.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. O meu anjo também está na fase das perguntas. Como você, as vezes, também fico sem ação. Eles nos pegam de surpresa, né? Mas você se saiu muito bem dando essa resposta. Tenho certeza que saciou a curiosidade dele. ;)
    Que Deus nos dê muita sabedoria.
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Oieee,

    Acho q então somos duas doidas q precisamos relaxar!! hahaha
    Eu tb fico super preocupada com uma única regra q eu tenho na educação dos meus filho, ela é bem simples porém, muito complicada: crianças aprendem por exemplo!!
    Por causa desta regra eu presto atenção o tempo todo no exemplo q estou dando aos meus filhos, vou te confessar q é bem cansativo, vontade de dar a louca de vez em qdo viu! hahaha

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  10. QUE ÓTIMA RESPOSTA!
    Tivesse muita presença de espírito, Ninon!
    Eu não sei como será quando chegar minha vez de responder perguntas, mas com certeza não esquecerei dessa tua resposta... achei incrível.

    E que venham as próximas milhares de perguntas... pq querendo ou não, elas vem né?

    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resposta!
    E criança faz pergunta que tira a gente do eixo né?
    Beijos,
    Ana Carolina
    #amigacomenta
    http://loucuramaterna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Como vc se saiu bem heim?! Caso eu seja premiada com a mesma pergunta vou adotar!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir