terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como era ser CRIANÇA na minha Infância!


Ser criança na minha infância... que assunto mais delicioso para escrever as vésperas do Dia das Crianças.

Sem dúvida alguma, a melhor coisa que havia na minha infância era ter meus avós. Nós ficavamos muito na casa deles. A casa da minha vó era grande, com um quintal enorme, com galinhas e gatos e inúmeras possibilidades de brincadeiras ao ar livre. Engraçado... parece que naquele tempo só havia sol, porque eu não lembro de dias de chuva. Nós sabíamos brincar. Nós criávamos nossas brincadeiras... algumas vezes levávamos um tempão para organizar uma casinha, um escritório, um consultório ou uma escolinha e quando chegava a hora de brincar mesmo, perdia a graça.

Nós morávamos 3km longe da casa da vó então, lembro de passar a semana toda indo lá... e do lado da casa da minha vó, era casa das irmãs dela e assim, eu cresci junto da Bruna que é minha prima em terceiro grau, mas na verdade, é mais do que prima, mais do que amiga, mais do que irmã. Eu, Bruna e Rafael, meu irmão, brincávamos o tempo todo. Não perdíamos tempo vendo televisão... ficávamos aqui e ali, inventando brincadeiras e mais brincadeiras... Backyardigans me lembra muito a gente... muito mesmo... eramos muito criativos e inventivos, assim como eles. Incentivo o Pedro a inventar suas brincadeiras e fico tão feliz quando vejo que ele está aprendendo a brincar assim, sem depender de brinquedos caros nem de computadores.

Lembro que uma das nossas brincadeiras favoritas era escritório. Nós não tínhamos telefoninhos de brinquedo, nem pensávamos em computadores. Então, improvisávamos. Ganhei de uma tia, que era irmã da minha vó, um vidro vazio de perfume que era no formato de telefone e era com ele que brincávamos. Pegavamos papel, caneta e o telefoninho e passávamos horas brincando de escritório, escrevendo fichas para preencher com dados de nossos "clientes". Tudo tão fácil e simples. Fico imaginando se o Pedro e a Natália fossem inventar essa brincadeira hoje seria assim: 2 celulares e o notebook com mais de 60 atividades e só. Nenhum papelzinho, nem para lembretes... não teria nem graça arrumar a mesa do escritório.

O tio da Bru tinha marcenaria. Nós amávamos brincar lá. Pegávamos restos de madeira e colávamos, fazíamos casinhas, fantoches, qualquer coisa que quiséssemos. E até vendíamos!! Ficávamos na frente da casa da tia Yolanda (vó da Bru), oferecendo para quem passasse na rua. E vendíamos quase tudo!! Era muitooo bom!!!

Outra grande diferença são os preços dos brinquedos. Quando eramos crianças, brincavamos com o que tínhamos e inventavamos mais do que tudo. Hoje, para começar a brincar de casinha por exemplo, tem que ter todo um arsenal de brinquedos. Kits de cozinha, com panelinhas, pratinhos e tudo o mais, podem ser encontrados em qualquer loja de R$ 1,99. Ah, mas não dá para ser feliz brincando de casinha sem uma cozinha completa por exemplo, que custa um absurdo, isso quando não é casa completa, parcelada em suaves prestações por mais de um ano!!!! E que geralmente não duram o tempo do pagamento, porque se não quebram, logo eles enjoam e então já estão querendo outro presente igualmente caro.

Isso ainda sem contar os video games e computadores!!! Nós tinhamos um Atari e adoravamos. Aí um primo comprou o Mega Drive e ficavamos bem loucos para que ele estivesse em casa para que pudessemos jogar um pouco na casa dele, que era no meio, entre a casa da minha vó e da vó da Bruna.

Eu ainda sou criança. Aproveitei bem minha infância e hoje tenho tanta saudade. Será que as crianças de hoje, que aos 11 anos já não brincam mais, já lêem revistas de adolescentes, vivem na internet, sabem tudo de moda, maquiagem, computadores e video game, são da geração do descartável, não criam vínculo com brinquedo nenhum, vão ter uma boa lembrança da infância? Será que vão crescer frustradas porque não tinham celular celular aos 7 anos? Será que sentirão saudades dessa que é a melhor fase da vida e a mais curta ou será que darão graças a Deus por ter terminado? As crianças estão crescendo mais rápido, com mais responsabilidades, com menos tempo para ser criança.

Ser criança pelo maior tempo possível, não deixar a criança que existe em você desaparecer... é só tornar a vida mais simples, exatamente COMO ERA SER CRIANÇA NA MINHA INFÂNCIA.


8 comentários:

  1. Ah!Q legal!!!Era bem assim mesmo,qdo acabava a arrumação alguém desistia ou a mãe chamava ahhhhhhh q penaaaa...
    Aqui procuro preservar a infância deles,tenho um menino de 9 e uma menina de 11,ela ñ lÊ revistas teens,tem celular,mas usa pouco o netbook ela usa para ver esmaltes...controlo a maquiagem e procuro q tenham algo das brincadeiras antigas,esta blogagem está 10...bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninon,
    uma delícia mesmo escrever sobre a nossa infância. Taí uma coisa que eu sempre senti falta na minha infância, a presença de avós. Daquela avó que coznhava para os netos, que fazia roupas, etc.. A avó que eu tinha viva era perua, bonitona, cheia de amigas, badalava e tal. Dava carinho do jeito dela mas não era aquela coisa de avó tradicional que as outras crianças tinham.
    Adorei o sua participação na blogagem coletiva.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Avós são pais com açúcar, diz um ditado popular... E eles fazem parte das melhores lembranças quando se fazem presentes!

    Vemos que nossos filhos são privilegiados em muitas coisas: não são colocados com outras crianças pra ter sarampo e catapora como era na nossa época, pra que evitassem ter a doença em época de alfabetização, mas não têm aquela coisa de sumir o dia todo e só aparecer quando exaustos e famintos como pudemos aproveitar.

    Nós temos uma turma incentivada a ser precoce e que só sai perdendo com isso. Concordo contigo quando falas em preços e ofertas de brinquedos: hoje tudo está muito descartável e isso se reflete também nos relacionamentos... A sociedade não precisa ser assim, afinal de contas nós somos parte significativa dela!

    Creio que relfexões como essa gerem ações... Concordas comigo?

    Beijo, obrigada pela participação!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Infância é uma delícia e todos deveriam ter uma feliz, inesquecível!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. A infância acaba cada vez mais cedo mesmo. Uma pena, pois o descompromisso que existe em apenas ser criança é o que há de melhor na vida!

    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Nossa fiquei lembrando da minha infancia, brincavamos tanto, imagina num sítio qndo reunia todos os primos, faziamos cabana, casa em arvore, brincamos em cima dos tratores, mta saudade dessa época.
    O Rodrigo deve lembra e melhor era chegar em casa morrendo de fome, e minha mãe sempre tava fazendo algo gostoso.
    Essa parte é p/ o Rodrigo lembra q a minha mãe fazia, pastel, coxinha, canudinho com maionese e pipoca, mta saudade dessa época né

    ResponderExcluir
  7. Ai que delícia essas brincadeiras de criança! Era tudo ao alcance da imaginação né?! Adorei o post, lembrei de minhas brincadeiras tb! bjs!

    ResponderExcluir
  8. Avós são tudo quando estão por perto, sempre se tem histórias para contar...hoje é diferente, mas nós pais conscientes temos que dar alternativas e mostrar as diferenças de estar em frente de um computador ou sair, passera pela natureza e criar alternativas para eles apreciarem de modo diferente do que é o agora...
    Paz e bem

    ResponderExcluir