sábado, 13 de agosto de 2011

Estudar vale a Pena SIM!!


Eu acho tão dificil escrever para blogagens coletivas quanto fazer uma redação para o vestibular... ambas funcionam da mesma maneira. É dado um tema e temos que discorrer sobre o assunto, estando nós a par dele ou não e é lógico, temos que escrever algo inteligente e convidativo sobre o assunto... confesso que amo todos os temas propostos e depois que várias mães já escreveram maravilhas sobre o assunto é que eu tenho as idéias. A maioria das vezes eu deixei de participar, mas hoje eu me sinto mais do que na obrigação de escrever.

E o tema dessa semana que passou é a respeito do estudo.

Estudar vale a Pena!! Sim!!! Vale muito a pena!!

Quem já assistiu o filme "O Conde de Monte Cristo"? No filme, tem uma frase que o Abade, estando preso e encontrando o Edmond Dantes depois de cavar um túnel para o lado errado em sua tentativa de fuga, lhe pede ajuda para cavarem um novo túnel. Ele diz assim:
- Em troca, por seu trabalho, eu lhe ofereço algo que NUNCA ninguém vai lhe tirar: conhecimento!!!

Eu, como mãe, como eterna aluna (eterna sim, afinal, me considero em constante aprendizado, ontem era de biologia, hoje estou me graduando em psicologia e educação infantil, adquirindo um vasto conhecimento em comportamento competitivo fraternal, noções básicas de primeiros socorros, contação de histórias, logística e dinâmica de uma casa, chefe de cozinha, matemática financeira domiciliar, enfim etc, etc, etc... tudo que diz respeito ao dia a dia como mãe, mulher e dona de casa) sou super a favor do tema!!!

Li mais de uma dúzia de posts sobre o assunto, mas o que realmente me inspirou foi o da Calu, da Mulher e Mãe.

A importancia que a escola desempenha na formação do carater dos alunos. A maioria das escolas particulares, visa formar alunos aprovados nos vestibulares mais concorridos do país. Sempre em busca das melhores estatísticas para apresentar nas propagandas dos cursinhos pré vestibulares. Enquanto a escola pública não tem nem a chance de visar alguma coisa... O sistema público de ensino está absurdamente fraco. Chega a ser ridículo. Não existe incentivo, nem punição, simplesmente existem professoras, que ganham uma ninharia para cuidar dos filhos dos outros, cheias de limitações, regras, ameaças e medo. Medo do que os alunos possam fazer, medo do que os pais possam fazer, medo de perder seu emprego (que mesmo não pagando o que elas merecem pelo menos já é alguma coisa). Eu frequentei escola pública a vida toda e lembro de ter professoras preocupadas em fazer a gente aprender de verdade, não simplesmente ser aprovado, para ter um estatística bonita para o INEP. Ahh, como está ficando cada vez mais bonita a propaganda política sobre as melhorias no ensino público no Brasil, né? O Brasil está subindo no ranking dos países com menores taxas de analfabetismo e reprovação, mas a custo de que? De mandar para a próxima série uma criança totalmente despreparada e que vai ficando cada vez mais defasada em comparação aos demais alunos e que não tem condições nenhuma de competir em igualdade de condições com outras pessoas, no futuro, quando for para buscar uma vaga numa universidade pública ou no mercado de trabalho. E vai ficando cada vez pior, porque a criança acaba não se interessando mais pelas aulas, não acompanha o desenvolvimento das outras crianças, começa a sofrer "bulling" por conta disso tudo e sabe-se lá quantos outros transtornos isso acarretará na vida da criança. Considere também a necessidade da criança ter pais presentes, que auxiliem, estimulem o filho a desenvolver o gosto pelos estudos, pela leitura, ajudem nas tarefas, nos trabalhos, acompanhem todo o desenvolvimento escolar dos filhos.

Eu posso estar bem errada, mas não considero colocar meus filhos em escola pública. Sacrifico tudo o mais que for necessário para poder colocá-los em escolas particulares.

E para finalizar, quero contar que meu pai, com quase 54 anos, acabou de começar a fazer faculdade. Depois de mais de 20 anos sem estudar. Em 1990 ele passou no vestibular para Engenharia Cartográfica na UFPR, mas como já tinha 3 filhos e o curso era em tempo integral, ele só pode fazer alguns períodos e teve que trancar a matrícula. E agora, ele é calouro do meu irmão, no curso de Geografia!!! E ao terminar e se formar, ele estará realizando um dos maiores sonhos da vida dele!!! E esse diploma vai ser o mais feliz que eu vou presenciar na minha vida!!!

Estudar é a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos.... sempre!!!

2 comentários:

  1. Oi, colega, aqui quem te escreve é outra bióloga e mãe. Ex-professora de rede pública.

    Me deparei com professores desmotivados e que faziam questão de desmotivar a nós, recém-chegados. Que tratavam alunos como capacho. Que debochavam do fato de eles não terem como pagar escolas particulares ou que tinham saído delas como punição pela reprovação.

    Mas também conheci gente que se importava em nos dar formação continuada, oferecendo através das diretorias de ensino cursos fantásticos e que por vezes foram recusados pelos meus colegas. Gente que fazia questão de se atualizar, de saber do que acontece fora dos muros da escola e trazer para as salas de aula algo consistente e que se relacionado ao conteúdo programado para aquela série.

    Infelizmente não é possível dizer quem é maioria, mas realmente ter como perspectiva receber R$1.200,00 por 40 horas semanais sem considerar o tempo que precisamos preparar aulas, corrigir trabalhos e provas, é desanimador, Mas tem gente que não se entrega, porque acredita, sim, que vale a pena ensinar. Tanto quanto estudar.

    Beijo,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. OI Ninon,
    também acho muito difícil escrever para blogagens coletivas. Tem que estar inspirada para falar de determinado tema no dia.
    Adorei o seu texto e parabéns para o seu pai. Que ele realize o sonho de ter o diploma.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir