segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Um tema tão importante ganhou espaço hoje nas redes sociais. O Autismo.

Não tenho muito o que falar a respeito, não sou conhecedora de casos, nem de derivações sintomáticas. Mas me senti impelida a escrever sobre o assunto... ou no mínimo dar atenção à data, compartilhando alguns links interessantes e esclarecedores.

* http://edif.blogs.sapo.pt/21274.html - Ambos sobre Autismo


* http://br.guiainfantil.com/asperger.html - Síndrome de Asperger - O interessante na Síndrome de Asperger, é que em muitos casos, nem os médicos percebem os sintomas nos pacientes. Neste link, vale ler os comentários de muitos pais de Aspergers que foram auto-didatas no diagnósticos dos filhos.



Mas qualquer um desses links podem ser encontrados em qualquer busca rápida pelo Google. Nunca devemos nos basear exclusivamente por essas informações. Sempre que houver suspeita ou dúvida, um neurologista deve ser procurado.

E se você conhece alguém assim e suspeita que possa ser um dos casos, não custa nada encaminhar essas páginas. Você pode estar ajudando e muito um pai e uma mãe aflitos. A informação é sempre a base de tudo. E em muitos casos, você pode ajudar sem nem ter ideia de que o fez.

E outra coisa importante que não deve ser esquecida nunca, é que o preconceito não ajuda, só atrapalha.

Sei que meu texto não fez jus a causa de hoje, mas ainda assim, é melhor do que a omissão.

Um comentário:

  1. Olá!Legal ter postado sobre! Tenho um sobrinho autista e não postei no dia porque estou preparando um post mais elaborado sobre o assunto de acordo com minha experiência...principalmente no sentido da identificação precoce dos sintomas, que é tão importante.
    Bjão!

    ResponderExcluir