sexta-feira, 17 de junho de 2011

Harry e Eu...





Eu não gostava de Harry Potter!

Na verdade, achava um absurdo, um filme tão besta como "Harry Potter e a Pedra Filosofal" estar concorrendo, em 2001, à vários Oscars, junto com "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" e mais ainda, concorrendo em bilheteria!!! E nos próximos 2 anos, foi a mesma coisa!! Ia sair a segunda parte do Senhor dos Anéis e lá vinha o bruxo chato para concorrer nas bilheterias!!! E pior é que eu ainda tinha que assistir, com a Rebeca e a Ruth!! Quando saiu o segundo, lembro que eu achei melhor do que o primeiro, em questão de trama, de visual. Mas mesmo assim, SEM COMPARAÇÃO com Senhor dos Anéis (fala sério, só pra ver o Aragorn já valia a pena passar 3h e meia no cinema, já em Harry, não tinha (e não tem!!!) nenhum nem mais ou menos bonitinho!!). E assim eu fui implicando com o bruxinho de óculos que sobreviveu (e pra ser sincera, no filme é tão bobo, que nem parece grande coisa!!!)

Ok, agora eu preciso confessar: EU CHOREI IGUAL CRIANÇA HOJE VENDO O ÚLTIMO TRAILER DE HARRY POTTER!!!!!!!!!!

Quando eu trabalhava na Prefeitura como Bióloga, eu tinha um estagiário, que era muitooooo fã!!! Mas daqueles que vão ao cinema, em pré-estréia, com uniformes de Hogwarts, à meia noite ou mais tarde ainda. E eu achava muito engraçado, aquele "homão" (eu tenho 1,80m e ele era bemmmm mais alto do que eu!!!) contar que tinha chorado bicas ao ler o último livro da saga!!! Ele sempre me dizia que eu deveria ler, que era muito inteligente, criativo etc, etc..... e eu nem afim!!!

Mas eu sou uma leitora compulsiva e não posso nunca ficar sem um livro. E também gosto de incentivar a leitura!! Então, em 2008, eu comecei a vender AVON e na revista Moda Casa tinha os livros do Harry para vender. E eu sabia que a Rebeca gostava dos filmes, e estava chegando o níver dela... comprei o primeiro de presente pra ela. Ela foi posar na minha casa e levou o livro. Dormiu cedo e por acaso, nesse dia, eu tinha acabado de terminar de ler um que nem lembro qual foi!!! Peguei o Harry!! Li metade dele na mesma noite.

Aí fui vistar uma amiga que também é muito fã, contei que tinha lido o primeiro livro e ela me emprestou o 2º e o 3º. Li os 2 em pouquíssimo tempo e fiquei desesperada pelos próximos!!! Peguei o 4º, Harry Potter e o Cálice de Fogo, emprestado com uma prima (ela parou de ler nesse porque ficou com muitooooo medo do Voltemort, (também, a parte final que ele "ressuscita" é mesmo bem assustadora!!!)). E adivinha só quem foi meu salvador, que me emprestou o 5º, o 6º e o 7º??? Meu amigo estagiário!!! Sim, aquele mesmo que eu ria dele!!! Lá fui eu, com o rabinho entre as pernas, pedir POR FAVOR pra ele me emprestar!!! E como diz o ditado, quem ri por último ri melhor, ele riu muito de me ver tão aflita e desesperada pela história toda!!!

Depois, assim que pude, comprei a coleção completa dos livros de Harry Potter.

Só sei que quando eu estava lendo o Enigma do Príncipe e As Relíquias da Morte, eu sonhava com Harry Potter todas as noites!!!! E ficava tentando solucionar, minha cabeça girava em torno de Harry Potter!!! E quando eu terminei de ler, EU CHOREI!!!!!!!!!!!!!!!! Eu não queria que terminasse!!! Queria que tivessem mais histórias!!! Não queria um capítulo chamado 20 ANOS DEPOIS!!!! Queria ler em detalhes os 20 anos seguintes!!! E eu dei o braço a torcer. É realmente muito inteligente!!! É tudo tão sem pontas soltas. Toda a história, desde um detalhe mais bobo que acontece no primeiro livro tem um que importante no final!!!
Mas eu estou falando dos LIVROS!!!

É claro que depois eu assisti todos os filmes, com outros olhos, mais críticos ainda!! Sei que é chavão, mas o livro é infinitas vezes melhor que o filme!!!! Os filmes continuam bobos para mim!! Sei que quem nunca leu gosta e até entendo. Mas eu fico triste de ver os filmes. Semana passada o Rodrigo quis alugar a primeira parte do final. Assisti DUAS vezes e chorei nas duas por antecipação!!! Chorei de emoção, por lembrar do final da história, por saber que não tem mais novas histórias do Harry Potter!! Por lembrar de personagens queridos que vão morrer na última parte. Esses personagens, nos filmes não são grande coisa. Mas nos livros, eles são muito importantes!!! São da família!!! Não vou escrever agora a quem me refiro, porque quem não leu não quero tirar a surpresa, mas quem leu deve saber de quem estou falando. Um bom exemplo e posso comentar porque está no começo da primeira parte, é a morte da coruja Edwiges do Harry!! É tão sem emoção no filme.... no livro é impactante!! Você começa a sentir as perdas ali mesmo!!! Choro de manteigas derretidas na certa!!!!

Acho que a afobação de Hollywood fez besteira. Eles deveriam ter criado uma série, com 7 temporadas, contando o história toda!! Aí sim, teria chances de chegar mais próximo dos livros. Mas fazer o que né??!!!

Semana passada eu fiz um decreto aqui em casa:

FILMES DO HARRY POTTER ESTÃO PROIBIDOS PARA O PEDRO E PARA A NATÁLIA!!!

Primeiro eles vão ter que ler os livros e depois, se quiserem, vão poder ver os filmes.
Quando eles tiverem idade suficiente para não se impressionar, vou apresentá-los a esse mundo paralelo, onde bruxos e trouxas frequentam a mesma escola.... e quem sabe, lá pelos 10 anos não chega uma carta de Hogwarts para eles???

OBS:

Escrevi histórias, sim, não Estórias, como é o correto para contos e fábulas, porque sinceramente, será que isso tudo é realmente estórias ou histórias?? não sei não.... do jeito que foi escrito, acho que a J. K. Rowlings frequentou Hogwarts e descreveu o que viveu lá. Acho muito bem que podemos todos sermos trouxas e acharmos que somos os espertos!! hahaha

Em 1954, alguns leitores de O Senhor dos Anéis, acharam, pela riquesa com que o livro foi escrito, sendo inclusive criada uma língua própria para os elfos, que tratava-se realmente de fatos ocorridos em épocas muito antigas, no nosso mundo.

Sim!! Eu vou ao cinema assistir a última parte!!! Não na estréia!!! Com uma caixa de lenços!!!


9 comentários:

  1. Legal o post, Ni! Decidi que vou encarar o primeiro livro. Quero, ao menos, saber como é.
    Quanto aos termos história/estória, saiba que hoje a palavra "história" é admitida para fazer referência às duas espécies de texto (narração ficcional ou fatual). O "estória" caiu em desuso e é até preferível não usá-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olha só como eu sou "das antigas"!!!!!!! Não sabia dessa outra novidade da língua portuguesa!!

    O bom é que fica registrado o seu comentário para elucidar o assunto!!

    E leia mesmo!! É muito bom. Se quiser, sabe onde encontrar!!

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ninon,
    Eu vi os filmes com a minha filha e gostei mas tenho certeza que os livros são bem melhores mesmo. O seu post me estimulou a lê-los junto com a minha.
    Quanto a palavra estória eu tenho certeza que aprendi na escola assim. Fiquei surpresa quando fiz um curso de Português para executivos aqui na trabalho a professora falou que só existe história para qualquer que seja o contexto. Outra surpresa, para mim, foi a palavra compania que eu achava que era empregada em caso de empresa. Só exite companhia. Difícil esse nosso português, eu acho. Talvez a linguagem dos elfos seja mais fácil. Kkkk,

    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ninon
    Seus filhos são lindos!
    Meu nome e Claudia mãe do Thales ( Ciranda de Leitura).
    Recebi o livro da Natália + cartinha , enviado pela Cécilia Mãe do Rafael , o livro e bacana .
    Estamos adorando a ciranda, vamos continuar vale apena investirmos nos nossos filhos .
    http//conversinhasdeme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi,Ninon que bom que conseguiu colocar o selinho da Ciranda...
    Sobre a palavra estória eu já sabia,aprendi em cursinho preparatório para concurso...essa nossa língua é uma coisa de louco mesmo...
    Não sou fã de Harry Potter,nunca li nenhum livro,mas costumo assistir aos filmes,mas sem grandes frissons, as crianças agora é que estão procurando assistir, estão com 8 e 10,antes ficavam muito impressionados e eu achava melhor que ñ vissem...Grande bj,querida!!!

    ResponderExcluir
  6. Ninon, obrigada pela visita e por esse post.
    Ja haviam me dito que a serie de livros do Harry Porter e' infinitamente melhor do que os filmes; eu como so assisti o primeiro, meio que deixei para la.
    Mas depois do seu post, vou me animar e quem sabe o primeiro livro ja me conquista.
    Abracos!
    Gra

    ResponderExcluir
  7. Histórias ou estórias... bem pensado... Não dá pra saber, não é mesmo?

    Beijoss
    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ninon,menina obrigada pela visitinha lá no blog!!
    Ai,vou ficar tão metidinhaaa; Vocês é que são divas!rsrs.
    Que bom que curtiu o selinho,quero ver seu post.
    Tô linkando seu blog ,que é pra não perder de vista.
    Bjos querida.

    ResponderExcluir